Tamanho da letra:

A Prática na Musculação na Infância e Adolescência 07 fev 2011

A Prática da Musculação na Infância e Adolescência

Diante de questionamentos dos alunos a respeito de musculação para crianças e adolescentes e do aumento da procura desse público por essa modalidade, busco esclarecer a partir do entendimento do CONFEF (Conselho Federal de Educação Física) importantes pontos a esse respeito, a partir de artigo publicado em janeiro\11, onde se discute esse tema.

De acordo com este texto, a prática da musculação realizada por crianças e adolescentes, vem despertando interesse por parte de estudiosos, e têm sido muitas as pesquisas realizadas neste campo.

Em revisão feita por especialistas do Institute of Training Science and Sports Informatics, na Alemanha, foram analisados estudos realizados nas últimas décadas sobre treinamento de força. Nesses estudos realizados, constavam pesquisas feitas para ambos os sexos, com idade que variavam entre 6 a 18 anos. A conclusão foi de que a musculação traz benefícios para esta faixa etária, desde que seja realizada por profissionais especializados.

O resultado desta pesquisa contraria a idéia de que crianças e adolescentes devem evitar a prática da musculação, uma vez que poderiam resultar em baixa estatura além de trazer danos físicos, como a falta de testosterona, hormônio responsável pelo estímulo de massa muscular encontrada em adultos.

Publicada na revista “Pediatrics”, a referida pesquisa revelou ainda que jovens que fizeram musculação pelo menos duas vezes por semana, apresentaram maior ganho de força dos que os que se exercitaram uma vez por semana, ou em períodos ainda mais curtos.

O Colégio Americano de Medicina Esportiva, a Academia Americana de Pediatria e a Sociedade Canadense de Medicina Esportiva, mostram-se favoráveis quanto a prática de musculação realizada por crianças e adolescentes, sendo que para isto acontecer, deve-se permanecer atento a aspectos importantes como a maturidade psicológica e física e diferenças individuais. Além disso, o programa de atividades deve incluir não só a musculação, mas também a prática de exercícios aeróbios e atividades relacionadas ao esporte.

De acordo com os dados fornecidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nos últimos 30 anos ocorreu um aumento em 35% de crianças e adolescentes acima do peso.

Diante desta realidade e dos estudos realizados, percebe-se claramente a importância dos exercícios físicos, incluindo a musculação, com o acompanhamento de um profissional capacitado.

Eugênio Soares (Geninho) CREF 3772 G/BA 

Coordenador Técnico da Academia Triathlon SSA/ BA

Personal Trainer


COMPARTILHE:
Horário de Funcionamento
Segunda à Sexta das 05h30 às 22h
Sábado das 07h às 13h
Domingo das 08h às 12h.
Rua Comendador Horácio Úrpia Júnior, 75
Graça, Salvador - BA, (71) 3331-0162
Copyright ® 2010 - Todos os Direitos Reservados